Cientistas descobriram um planeta que parece ser semelhante à Terra circulando a estrela mais próxima do Sol, um grande passo em potencial para se saber se existe vida em outros lugares do universo, mostrou uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (24).
A proximidade relativa do planeta, conhecido como Proxima b, dá aos cientistas uma chance melhor de eventualmente capturar uma imagem dele que os ajude a estabelecer se possui atmosfera e água, que são considerados necessários para haver vida.
Estudos futuros podem revelar se uma eventual atmosfera contém elementos químicos indicadores de vida biológica, como o metano, de acordo com um estudo publicado na edição desta semana do periódico científico Nature.
"A questão central de nossa iniciativa era se havia planetas com potencial para abrigar vida orbitando essas estrelas. Agora sabemos que existe pelo menos um planeta com algumas características semelhantes às da Terra", disse Pete Worden, ex-diretor de alto escalão da Agência Aeroespacial dos EUA (Nasa), em uma coletiva de imprensa pela internet do Observatório do Sul Europeu, durante a qual anunciou a descoberta.
O planeta, localizado a cerca de 4,2 anos-luz da Terra, ou 40 trilhões de quilômetros, é o mais próximo dos cerca de 3.500 planetas que foram detectados fora do sistema solar desde 1995, de acordo com o estudo.
"Esse sistema planetário está muito mais próximo do que qualquer outro que conhecemos, então uma investigação detalhada é mais fácil", disse o astrônomo Ansgar Reiners, da Universidade de Gottingen, na Alemanha, a repórteres em uma teleconferência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário