A Vigilância Epidemiológica de Ilhéus confirmou os primeiros registros de chicungunha no município. Mesmo após o surto do ano passado, nenhum caso havia sido confirmado, apesar de ter havido muitas suspeitas.
Os sintomas são semelhantes aos da dengue: febre de início súbito, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. As dores nas articulações são intensas, sendo as mãos e pés mais afetados, causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.
De acordo com o diretor de Vigilância à Saúde, Antonio Firmo, o trabalho de verificação de casos suspeitos se intensificou no último mês de novembro, vindo a confirmar quatro infecções pela doença, que também é transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo da dengue.
Diante das confirmações, a Secretaria de Saúde de Ilhéus orienta a população a eliminar possíveis criadouros dos mosquitos. A principal dica é evitar acúmulo de água limpa. Assim, verifique se as caixas d´água estão bem fechadas, não acumule vasilhames no quintal, verifique se as calhas não estão entupidas e coloque areia nos pratos dos vasos de planta. Confira vídeo do médico Drauzio Varella com explicações sobre a doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário